terça-feira, 25 de agosto de 2009

Soros antiofídicos

                         
Os soros antiofídicos são substâncias contra veneno, eficazes como tratamento em casos de picada de cobras. Existem soros específicos para cada gênero de cobras. Estes são:
ANTIBOTRÓPICO, usado em casos de envenenamento por jararacas (Gênero
Bothrops);
ANTICROTÁLICO, usado em casos de envenenamento por cascavel (Gênero
Crotalus);
ANTILAQUÉTICO, usado em casos de envenenamento por surucucu (Gênero
Lachesis);
ANTIELAPÍDICO, usado em casos de envenenamento por corais (Gênero
Micrurus) do grupo dos Elapíneos;
ANTIBOTRÓPICO/CROTÁLICO (antigo antiofídico), para os casos de picadas por jararacas ou cascavéis;
ANTIBOTRÓPICO/LAQUÉTICO, para as picadas por jararacas e surucucus.
Os soros são produzidos a partir da imunização do cavalo, injetando-se nele o veneno específico da cobra em períodos de dias alternados para que ele crie anticorpos.Ao final de mais ou menos 2 meses, faz-se a sangria do animal para verificar se ele criou anticorpos, ou seja, substâncias que neutralizam o veneno.Este processo é repetido novamente até que os níveis de anticorpos sejam suficientes. Ao final do processo, após a preparação, o soro passa por testes químicos e biológicos até ser considerado apto para o uso humano.Este processo dura em torno de seis meses.Três laboratórios produzem atualmente o soro para uso humano.São eles:
Instituto Butantan, ligado à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo; Fundação Ezequiel Dias, ligada à Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais; Instituto Vital Brazil, ligado à Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro.
A produção de soro desses laboratórios é comprada pelo Ministério da Saúde e enviada às Secretarias de Saúde para ser distribuída aos pólos de aplicação de soro.Além das Secretarias de Saúde, somente os Serviços de Saúde das Forças Armadas recebem o soro.O soro é encontrado nos postos de saúde e em hospitais que foram aprovados pelo Ministério da Saúde. Estes locais são denominados pólos de aplicação de soro.Garantir à população a aplicação do soro no território brasileiro é responsabilidade das Secretarias de saúde de Estados e Territórios e dos Serviços de Saúde das Forças Armadas.É um direito do cidadão ser atendido com a aplicação gratuita do soro quando for necessário.
Soro para uso em animais
Da mesma forma que existe soro para uso em seres humanos, existe o soro para uso em animais, caso eles sejam picados por cobras venenosas.
O soro para uso humano, adquirido pelo Ministério da Saúde, não deve ser aplicado em animais. Existem no Brasil alguns laboratórios particulares que produzem soro para uso em animais. Essa produção é controlada pelo Ministério da Agricultura.
Informações sobre o assunto podem ser conseguidas no endereço e telefone abaixo:
Divisão de Produtos VeterináriosSecretaria Nacional de Defesa Sanitária AnimalMinistério da AgriculturaEsplanada dos Ministérios, Anexo - sala 314 - Ala ACEP: 70.043-900 - Brasília - DFTel.: (61) 218-2232 / 223-7073 / 218-2704
Fonte: http://www.saude.rj.gov.br/
     

Processamento do Plasma para Obtenção do Soro
       
                                                  
                                                  Fonte:http//infobibos.com

2 comentários: